Home / Dicas de RH / COMO ESCREVER UM E-MAIL PARA ENVIAR CURRÍCULO?

COMO ESCREVER UM E-MAIL PARA ENVIAR CURRÍCULO?

Você gostaria de saber como escrever um e-mail para enviar currículo? Um de nossos inscritos em nosso canal no YouTube (NOSSO CANAL NO YOUTUBE AQUI) nos enviou a dúvida sobre como escrever um e-mail ao enviar um currículo para concorrer a uma vaga e como se dirigir ao recrutador e empresa. Se você também tem dúvidas, comente no final desse texto ou em nosso canal (em breve o vídeo desse texto será postado no canal também).

***  –  (Quer conhecer algum tema, tem alguma dúvida ou gostaria de dicas de RH, Entrevista e muito mais? Inscreva-se, veja os vídeos e comente com suas sugestões. Entre em nosso Canal: Eu Quero Emprego)***

Essa dúvida é comum e muito importante, pode transmitir segurança, despreparo ou capacitação. Imaginou escrever um simples: “Em anexo segue meu currículo. ”? Não, jamais faça isso!

POR QUE É IMPORTANTE SABER COMO ESCREVER UM E-MAIL PARA ENVIAR CURRÍCULO?

Certamente você conhece o famoso ditado que diz “ a primeira impressão é a que fica”, certo? O e-mail é o primeiro contato que a empresa vai ter com você, é importante causar a melhor impressão possível. A maneira que seu e-mail está escrito e formulado pode fazer a diferença na hora da triagem de candidatos que as empresas fazem. Você precisa se destacar!

Mas como? Vamos, um passo de cada vez, te dar algumas dicas valiosas que farão a diferença na sua carreira:

 

  • O QUE COLOCAR NO TÍTULO DO E-MAIL?

A maioria das empresas solicitam que você coloque o nome da vaga e um código. Se a empresa solicitou dessa forma, faça. Facilita para ela localizar os processos seletivos e faz com que você esteja entre os que serão ao menos avaliados.

Quando esta solicitação não é feita, basta seguir o padrão: “CV” de “currículo” + Seu nome + Nome da vaga. Exemplo: “CV – Ritamily Rami – Vaga para Recepcionista”.

  • O QUE COLOCAR NO TEXTO DE SAUDAÇÃO?

Na hora de escrever um e-mail para enviar currículo esta tem sido uma dificuldade frequente. Deve-se dizer “Olá”, “Bom dia” ou “Caro”?

Você pode escolher a que se sente mais à vontade para escrever, mas como não sabe como o recrutador ou a recrutadora gosta de ser chamado (a), usar palavras mais neutras é o mais indicado como:

“Olá Rami Mily…” – Ou usar palavras mais formais como “Prezado (a) ”

Não se preocupe em usar palavras difíceis ou que não sejam naturais, é muito melhor escrever um “Olá” ou “Prezado (a) e ser bem recebido a escrever “Excelentíssimo (a) senhor (a) ”. Não, nada natural!

  • A APRESENTAÇÃO NO E-MAIL DE CANDIDATURA:

Não é o momento para escrever um testamento ou um livro. Aqui você deve criar uma breve apresentação sua, objetiva e direta ao ponto. Por exemplo:

Prezados (as), meu nome é Ritamily Rami. Atuo na área de Recursos Humanos há mais de 3 anos e tomei conhecimento da vaga através do site euqueroemprego.com. Desejo me candidatar a cargo de Analista de RH, sendo assim, envio meu currículo para análise. Obrigada.

Se você conhece alguém dentro da empresa e esta pessoa que lhe indicou é uma boa referência, você pode informar que teve conhecimento da vaga através desta pessoa e que se cadastrou no site conforme orientação. No caso abaixo, geralmente quando é indicação, você está enviando um e-mail para alguém específico:

Prezado Júlio Renato, meu nome é Ritamily Rami. Atuo na área de Recursos Humanos há mais de 3 anos e tomei conhecimento da vaga através da Assistente de RH, Rayssa Victória. Fui orientada a me cadastrar no site euqueroemprego.com e lhe enviar currículo para análise para o cargo de Analista de RH. Obrigada.

 

  • DESPEDIDA:

É importante finalizar seu e-mail. Imagine iniciar um excelente filme que não tem um bom final. Neste momento, de forma igualmente breve e direta, agradecer a oportunidade, colocar-se a disposição para esclarecimentos e contatos é muito importante.

“Agradeço a oportunidade da análise curricular e coloco-me á disposição para esclarecimentos. Com este objetivo, deixo abaixo todos meus contatos. “

 

CUIDADOS AO ESCREVER UM E-MAIL PARA ENVIAR CURRÍCULO:

Alguns erros são muito comuns e podem prejudicar você quando a empresa abrir seu e-mail. Veja alguns deles e evite-os a qualquer custo:

  • Nunca use gírias ou abreviações famosas da internet. Escrever “mano”, “vc”, “blz” e outros deixa uma imagem negativa a seu respeito e, quase sempre, te exclui da seleção de emprego.
  • Use um e-mail que não contenha palavras duvidosas, infantis ou vulgares. Imagine que esteja oferecendo uma vaga e recebe um currículo de um e-mail sougatinh@… Ou “ apkena…” . Não é nada convidativo. Crie um e-mail novo se não tive um formal, apenas para contatos profissionais.

RESTOU ALGUMA DÚVIDA? PODEMOS TE AJUDAR?

 

Se você tem alguma dúvida sobre como escrever um e-mail para enviar currículo ou se deseja conhecer algum outro tema, comente aqui abaixo, teremos maior prazer em responder todos os comentários.

Você pode sugerir temas, fazer perguntas, comentar o que achou, acrescentar ou ainda contar sua experiência. Estamos todos envolvidos com o objetivo de criar conteúdo de qualidade para você.

Equipe EQE – Filial Rio de Janeiro deseja muito sucesso para você!

Veja Também

FALE-ME DE VOCÊ OU QUEM VOCÊ É? – O QUE RESPONDER NA ENTREVISTA?

Uma das perguntas mais temidas pelos candidatos, e por você também talvez, é na verdade ...

2 Comentários

  1. Boa noite, gostaria de saber como enviar o currículo para o e-mail para ser avaliado pela empresa para trabalhar, se tem que ser em anexo ou copiado e colcado? Pois algumas empresas pedem para não enviar em anexo…Boa noite e obrigada.

    • Olá Andrea, tudo bem?
      Bem vinda e e obrigado por fazer parte de nossa equipe.

      Geralmente as empresa solicitam que os currículos sejam enviados no “corpo do e-mail”, o que equivale ao que você disse, copiar o conteúdo do currículo e colar no e-mail. Preparamos um vídeo e um artigo com passo a passo, caso queira ver deixaremos no final dessa mensagem.

      Se ainda assim restar alguma dúvida, nos avise que vamos ajudar você individualmente pelo WhatsaApp ou Telegram.

      Video: https://goo.gl/GyEmJn
      Artigo:https://goo.gl/GaHPCP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.