Home / Dicas de RH / FALE-ME DE VOCÊ OU QUEM VOCÊ É? – O QUE RESPONDER NA ENTREVISTA?

FALE-ME DE VOCÊ OU QUEM VOCÊ É? – O QUE RESPONDER NA ENTREVISTA?

Uma das perguntas mais temidas pelos candidatos, e por você também talvez, é na verdade não uma pergunta em si, mas quase que uma ordem:  Fale-me de você ou quem você é? Causa terror em muita gente.

Uma outra solicitação/pergunta que deixa muita gente nervosa em entrevistas de emprego é: Por que devo contratar você? Clique aqui para ler!

Na verdade, com essa pergunta/solicitação, o entrevistador quer saber quem é você além dos dados que você colocou no seu currículo, ou seja, quem é você de verdade.

Essa não é uma pergunta simples de responder, nós não costumamos pensar nela e quando nos questionam, seja em qual ambiente e situação for, recuamos e ficamos sem palavras. Por isso abaixo passamos algumas dicas e exemplos de respostas que você pode dar e como se preparar para ela.

O QUE A EMPRESA QUER QUANDO TE PERGUNTA ISSO?

  • CONHECER VOCÊ? Papéis são frios demais! Eles não revelam quem é você de verdade, não revelam se será um bom funcionário e não revelam se vale a pena te contratar ou não. E para isso existe a entrevista. A empresa quer conhecer você, e saiba que muitas vezes a entrevista pode definir se você será escolhido ou não, apesar do seu currículo, seja ele bom ou ruim.
  • NÍVEL DE AUTOCONHECIMENTO: Você não precisa ter medo dessa pergunta, desde que esteja preparado para ela. A empresa quer ver em seus funcionários pessoas que possuem um bom nível de autoconhecimento porque isso revela que você conhece suas qualidades, reconhece suas limitações e possui disposição para superá-los, fazendo delas oportunidades de crescimento.

FALE-ME DE VOCÊ OU QUEM VOCÊ É? DICAS DE RESPOSTA:

Ao se deparar em uma entrevista de emprego onde o recrutador te faz essa pergunta você pode destacar os itens abaixo:

  • CARREIRA: Demonstre que o trabalho é uma prioridade para você foque em suas habilidades, competências e experiências, ligando a sua vida pessoal, demonstrando que essas habilidades fazem parte de quem você é, não é algo forçado e fingido. Por exemplo?

“ Me formei em Recursos Humanos pela Faculdade Eu Quero Emprego, trabalhei no setor de RH com foco em seleção numa grande empresa, a EQE. Lá pude desenvolver o conhecimento adquirido na faculdade e atuar na área que sempre foi minha paixão, desde pequeno gosto de me envolver com pessoas e cresci estando com elas, ajudando-as a se desenvolverem e aqui estou, hoje, buscando uma nova oportunidade de colaborar agora através de sua empresa. ”

  • SEJA SINCERO (A): Não tente padronizar respostas, você precisa se preparar para ela com respostas sinceras, decore suas respostas e vá com tudo! Mas esteja pronto (a) responder de forma espontânea, natural. Não invente, seja você pois as empresas têm buscado cada vez mais isso.

FALE-ME DE VOCÊ OU QUEM VOCÊ É? – NÃO RESPONDE ASSIM:

Novamente enfatizamos, se prepare antes para essas perguntas. Geralmente as pessoas respondem mal por não estarem preparadas e acabam respondendo qualquer coisa e até se prejudicando no processe seletivo.  Abaixo algumas dicas importantes do que evitar ao falar de você mesmo numa entrevista de emprego:

  • FOCO NO PROFISSIONAL: Um dos grandes erros é responder esta pergunta falando de questões pessoais que nada têm a ver com a entrevista, que vão revelar fraquezas desnecessárias, problemas que são potenciais empecilhos para contratação e situações que vão trazer constrangimento para você e para o entrevistador. Se for tocar em algo de sua vida pessoal siga as instruções acima, ligando suas habilidades profissionais á situações de sua vida que sejam positivas e que tenham relação com o emprego.
  • REBAIXAR-SE: Muitos preocupados em não serem vistos como orgulhosos se colocam pra baixo. Embora você não deva ser presunçoso, você deve saber reconhecer que tem qualidades. Se você entende que tem uma e que esta seja um diferencial para a vaga em questão, fale sobre ela de forma natural, sem problemas.

Como você responderia essa pergunta? Como falaria de si mesmo em uma entrevista de emprego? Comente aqui para vermos, tenha certeza que seu comentário será visto e respondido. Essas dicas servem para muitas situações da vida em que precisamos falar de nós mesmos, por isso, compartilhe com seus amigos esse artigo, no Facebook, Whatsapp e outras redes sociais.

Veja Também

TREINAMENTO PRÁTICO E GRATUITO – FILIAL RJ – INSCREVA-SE – VAGAS LIMITADAS

A EQE filial RJ realizou pesquisa de satisfação. Muitos usuários responderam sobre o interesse em ...

8 Comentários

  1. Também tenho grande dificuldade quando se trata de falar ao meu respeito, das minhas habilidades e autoconhecimento, gostaria que alguém pudesse me ajudar.

  2. Markson César Machado Pereira

    Se puder me ajudar tb, estou a procura do meu primeiro emprego, não sei em que estou errando se é o currículo ou se a entrevista pode me ajudar?

  3. Realmente esse é um grande problema para mim, tenho enorme dificuldade de falar de mim. Simplesmente travo,não sei como trabalhar isso mesmo lendo vários artigos sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis − catorze =